Imagem da capa: © UNICEF/UN018669/Zehbrauskas 

This translation was not created by UNICEF, UNHCR, UNDP, UN Women or UNFPA. Authoring UN agencies are not responsible for the content or accuracy of this translation. The original edition is the English language edition 'AGORA, Prevention of Sexual Exploitation and Abuse (PSEA), UNICEF, UNHCR, UNDP, UN Women and UNFPA, Geneva, 2022. License: CC-BY 4.0'.  

Sobre este curso  

O curso de aprendizagem virtual sobre Prevenção da exploração e do abuso sexual (PSEA) é obrigatório para todos os profissionais dos Fundos e Programas da ONU, incluindo funcionários, consultores, profissionais temporários, pessoal de apoio, voluntários da ONU, estagiários e outras pessoas que trabalhem para a ONU sob contrato individual, seja na Sede ou em outros postos de serviço. Também incentiva-se fortemente que profissionais de parceiros de implementação e contratos institucionais associados à ONU façam este curso. 

Este curso de aprendizagem virtual é composto por um conjunto de aulas destinadas a gerar conscientização sobre exploração e abuso sexual, familiarizar-se com um conjunto de medidas de combate à exploração e ao abuso sexual, compreender o impacto na vida das vítimas e as consequências para profissionais da ONU que cometam exploração e abuso sexual.

Por meio de discussões, exemplos e estudos de caso, o curso pretende tornar familiares as normas de conduta da ONU sobre exploração e abuso sexual, além das obrigações do leitor de cumprir essas normas, formas de prevenir a exploração e o abuso sexual e maneiras de denunciar tais abusos por parte de profissionais ONU. Caso seja gerente (Chefe de Escritório/Chefe de Departamento), você aprenderá sobre outras responsabilidades quanto à aplicação das normas de conduta da ONU. 


Vale ressaltar que este curso se destina a todos os indivíduos que trabalhem para ou com o sistema da ONU: funcionários, consultores, fornecedores, prestadores de serviços e outros parceiros. 

Os módulos são compartilhados em Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Mas os logotipos da ONU não podem ser usados.


Visite a página Prevention of Sexual Exploitation and Abuse (PSEA) online course: project files para ver mais informações sobre a licença, o curso de PSEA como um projeto interagencial da ONU e para baixar os arquivos.

Objetivos de aprendizado

Ao final deste curso, você será capaz de:

  • Explicar o que pode fazer para prevenir atos de exploração e abuso sexual da população local e deslocada
  • Definir as normas de conduta da ONU sobre exploração e abuso sexual e entender suas obrigações como profissional da ONU
  • Descrever maneiras de denunciar atos de exploração e abuso sexual
  • Entender as consequências de tais abusos
  • Descrever o que gerentes, chefes de escritório e chefes de departamento devem fazer para aplicar as normas de conduta da ONU 

Público

Este curso é obrigatório para todos os profissionais dos Fundos e Programas da ONU, incluindo voluntários e profissionais temporários. A conclusão do curso é obrigatória para todos os funcionários recém-contratados como parte de sua integração inicial.

Duração

A conclusão deste curso individualizado deve levar cerca de 90 minutos. 

Metodologia

Este curso está dividido em 5 módulos. As lições abordam uma introdução ao curso (módulo de introdução), normas de conduta da ONU sobre exploração e abuso sexual (módulo 1), obrigações dos profissionais da ONU (módulo 2), consequências de exploração e abuso sexual (módulo 3) e as responsabilidades de chefes de escritório e chefes de departamento (módulo 4).

As lições trazem uma mistura de estudos de caso, exemplos curtos e situações criadas para reforçar as mensagens específicas de cada lição. Elas também fazem referência a regras e políticas específicas e dão informações sobre estas. O curso termina com um resumo e uma avaliação do curso; o certificado pode ser impresso após a conclusão da avaliação.

Estrutura

Este curso é composto por:

  • Introdução
  • Módulo 1: Normas de conduta da ONU sobre exploração e abuso sexual
  • Módulo 2: Obrigações dos profissionais da ONU
  • Módulo 3: Consequências da exploração e do abuso sexual
  • Módulo 4: Responsabilidades de chefes de escritório/chefes de departamento
  • Avaliação final