Este curso foi elaborado para que os participantes conheçam a abordagem do CDC, aprendam sobre os processos de implementação do CDC em vários países da América Latina e Caribe (ALC) e descubram como essa abordagem pode ajudar a fortalecer os diferentes serviços que atendem às crianças e seus cuidadores.

O curso está organizado em duas partes. A primeira parte descreve as bases conceituais do CDC, que oferecem orientação às famílias em práticas parentais no contexto do Modelo do Cuidado Integral. A segunda parte descreve as recomendações do CDC para o desenvolvimento de crianças menores de três anos. 

Se você atua em áreas relacionadas a saúde, nutrição, educação, gênero, água e saneamento, proteção social, acompanhamento e avaliação, entre outras, recomendamos que faça este curso e aprenda os princípios básicos da abordagem do CDC. O curso também é recomendado para qualquer pessoa interessada em fortalecer os serviços e programas de apoio que promovem um início de vida justo e positivo para famílias com crianças pequenas. 

Objetivos de aprendizagem

Ao final deste curso, você será capaz de:
  • Compreender os Cuidados para o Desenvolvimento da Criança como uma abordagem intersetorial que apoia as famílias de crianças pequenas no desenvolvimento de habilidades parentais, afetivas, sensíveis e responsivas.
  • Fortalecer as capacidades e criar sinergias para promover o desenvolvimento na primeira infância com a participação da família e de outros cuidadores.
  • Demonstrar o impacto positivo desta abordagem nas práticas parentais e em outros aspectos do cuidado, como amamentação, alimentação, higiene, prevenção de acidentes, prevenção da violência (cuidados afetivos e responsivos); inclusão e intervenções precoces para crianças pequenas com atrasos no desenvolvimento e/ou deficiências, entre outros.
  • Fornecer ferramentas para trabalhar com as famílias em atividades baseadas em comunicação e brincadeiras.

Metodologia


Este curso é composto por dois módulos autoguiados que contêm atividades interativas e reflexão profissional. O primeiro módulo, Cuidados para o Desenvolvimento da Criança  (CDC) contém doze lições. E o segundo módulo, Recomendações para o desenvolvimento da criança, nove. 


Público Duração

Este curso é destinado a todos os funcionários do UNICEF e públicos externos interessados ​​em aprender sobre a abordagem dos Cuidados para o Desenvolvimento da Criança  (CDC) e o processo de implementação na região da América Latina e Caribe.

Duração

Para concluir este curso no seu próprio ritmo, o participante deve ter aproximadamente 2 horas

Informação de contato
Para preguntas, dudas y sugerencias, por favor contactar a Patricia Nunez (pnunez@unicef.org).

Em caso de falhas técnicas, entre em contato com a Agora (agora@unicef.org).

Este curso foi desenvolvido com o apoio da CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina.