O Formulário do FACE é um formulário simplificado e harmonizado que substitui os formatos de documentação de relatórios específicos de cada Agência que suportam o pedido de fundos por parte dos parceiros de implementação. Neste curso, os formandos irão percorrer cada etapa do processo a ser seguido pelo parceiro de implementação no preenchimento do Formulário do FACE para pedido de fundos e para o reporte das despesas do programa ao UNICEF.

 Os formandos terão também que, compreender como é que o formulário é utilizado pelo UNICEF para autorizar, desembolsar e registar as despesas de transferências de fundos para os Parceiros de Implementação. Além disso, a simulação baseada no cenário ajudará os formandos a praticar como é que, se preenche e se usa correctamente o formulário.

Objectivos da aprendizagem

No final do curso, você será capaz de:

  • Identificar as principais partes do Formulário do FACE.
  • Como parceiro de implementação, utilizar correctamente o Formulário do FACE para a solicitação e transferências de fundos do UNICEF e, fazer relatórios das despesas do programa.
  • Como Oficial de Programa do UNICEF, rever os pedidos e certificar os relatórios apresentados ao UNICEF 
  • Descrever os requisitos específicos e as responsabilidades no uso do Formulário do FACE
  • Aplicar cada etapa do uso do Formulário do FACE para casos reais.  

Grupo Alvo 

Este curso é destinado a todo o pessoal do UNICEF assim como, para o pessoal do Parceiro de Implementação envolvidos na gestão de recursos e de resultados relativos às transferências de fundos do UNICEF. O Curso também pode servir a outros colegas das Nações Unidas com o propósito de se familiarizarem com o Formulário do FACE.

Este curso é obrigatório para os seguintes grupos do UNICEF: 

- Equipe do Programa  (Oficiais de Programa, Especialistas de Programa, Chefes, Gestores de Programa, Assistentes de Programa,   Assistentes Seniores de Programa)
- Pessoal de Finanças  (Assistentes de Finanças, Assistentes Seniores de Finanças, Oficiais de Finanças, Chefes de Operações)

Duração/Datas 

It will take 90 - 120 minutes to complete the course. 

Metodologia do Curso 

Este curso é projectado para apoiar os formandos a desenvolverem habilidades práticas sobre como usar o Formulário do FACE através de uma variedade de estratégias de instrução, tais como cenários, questionários, exemplos de casos, simulações e cálculos. Neste curso, os exemplos baseados em cenários e simulações realistas, ajudarão os formandos a praticarem e a transferirem os conhecimentos para as situações reais mais rapidamente logo após a conclusão do curso. O jogo de elementos nas ilustrações e os questionários cronometrados irão também reforçar a interactividade e o envolvimento do formando. 

O curso incorpora o conceito de navegação aberta que facilita o aprendizado individualizado e permite que, os formandos possam navegar e escolher elementos dos conteúdos de acordo com as suas necessidades e interesses. Os formandos terão a oportunidade de realizar uma auto-avaliação para apurar o pré-conhecimento sobre o Formulário do FACE antes de iniciar o curso assim como, farão uma avaliação final para avaliar sua compreensão no término do curso.

Estrutura 

O curso consiste na Introdução, Capítulos (3) sobre o Formulário do FACE (Visão Geral, Processos e Práticas) e Avaliação do Curso. Os elementos-chave de cada capítulo são:

  • Introdução: Estrutura do curso, Objectivos e Pré-avaliação
  • Visão geral: Conceitos Gerais sobre o Formulário do FACE
  • Processos: Instruções passo a passo e baseadas num cenário, sobre como usar o Formulário do FACE
  • Práticas: Prática das habilidades com simulações. 
  • Avaliação: Avaliação final com quinze perguntas aleatórias (requisito de aprovação: 80%).

Os formandos podem iniciar o curso a partir de qualquer capítulo ou parte dependendo dos seus interesses e nível de pré-conhecimentos sobre o Formulário do FACE. No entanto, recomendamos que visite todas as páginas do curso.

Antes de iniciar este curso, é altamente recomendável concluir o curso do HACT – Abordagem Harmonizada de Transferência de Fundos.